terça-feira, 30 de outubro de 2007

Percursos

Só serão possíveis percursos com autonomia dos diferentes grupos de trabalho a partir do momento em que haja o esclarecimento de todos sobre aquilo que se pretende (lendo a lei), de decisões sobre formatos (manipulando várias situações) e tendências do aspecto gráfico dos vários trabalhos (através da observação e da experimentação). Quanto a este último ponto, reveste-se de grande importância a consulta dos textos fornecidos aos alunos no módulo 2 (CGA) do ano lectivo anterior sobre Elementos Estruturais e Perceptivos da Linguagem Visual.

Na Biblioteca da escola encontram-se diversos livros sobre artes-gráficas e desenho gráfico, disponíveis na Classe 7-Arte. Será referida aqui a lista dos documentos disponíveis. Um persurso possível seria a inscrição no espaço de comentário desta mensagem, da lista com a bibliografia disponível na biblioteca, comentários esses da responsabilidade dos alunos da turma.


De seguida, podem ser analisados algumas propostas de layout de um desdobrável convencional, com proposta de aplicação dos elementos do desenho gráfico, que constam no texto Elementos de Paginação em Desenho Gráfico, o qual deverá também ser consultado.

sábado, 27 de outubro de 2007

CPCJ - Carregal do Sal

Concurso de cartazes, elementos visuais para construção de cartazes, folhetos e desdobráveis sobre a CPCJ
Regulamento do Concurso

Nota:
Além da consulta do regulamento, que esclarece sobre os limites da intervenção, será util a determinação do local sede da CPCJ de Carregal do Sal e demais indicações a ela relativas que se possam encontrar na página da Câmara Municipal.

Presidência da República

Roteiro para a Inclusão

É urgente a consulta dos roteiros da Presidência da República, que reflectem a preocupação da entidade máxima do estado sobre o tema.

Legislação

Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Risco


Qual a importância da lei na definição do trabalho a apresentar ao concurso?

Todos os grupos de trabalho deverão consultar a lei nº 147/99 de 1 de Setembro, pois contém como aspectos muito significativos para o conteúdo dos elementos gráficos a apresentar:
  • Natureza e aplicação da lei;
  • Desenvolvimento das situações de risco/perigo (artº 3º em diante);
  • Definição do que é uma CPCJ (do artº 12º até ao artº 15º);
  • Composição das CPCJ e a sua competência (do artº 17º ao artº 26º);
  • Medidas de promoção dos direitos e protecção (artº 35º em diante) ;
  • Medidas de colocação (artº 46º em diante);
  • Comunicação das situações de perigo por qualquer pessoa e pelas autoridades (artº 64º em diante);
  • Intervenção das autoridades.
Os diversos grupos poderão desenvolver projectos gerais, focando todos os aspectos da lei em situação muito resumida, ou poderão especializar os seus folhetos em sectores concretos da lei, um ou alguns daqueles que se encontram mais acima.